Você já teve contato com a CNH digital recém-lançada?
Em suma, trata-se de uma versão da carteira de habilitação que agora é emitida tanto em formato físico quanto digital.
De fato, esse documento, que agora possui tradução em português, inglês e espanhol, vem simplificando a identificação de motoristas brasileiros em territórios estrangeiros.
Você quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo esse artigo que preparamos para você!
O que é a CNH digital?
A recém-lançada CNH digital irá contribuir para a convergência do país aos padrões internacionais estabelecidos pela Convenção de Viena.
A nova versão apresentará as cores verde e amarela e a descrição das categorias de habilitação com sua correspondência internacional nos três idiomas mencionados anteriormente: português, espanhol e inglês.
O verso da CNH digital continuará contendo o QR code, que garante a autenticidade e segurança dos documentos emitidos pelos órgãos públicos.
A CNH normal continua valendo
De fato, a implementação da nova CNH não desqualifica os documentos em vigor, que seguem válidos em todo o território brasileiro até o vencimento estabelecido.
Além disso, a válida do documento permanece a mesma:
- Para motoristas de até 49 anos, a duração é de 10 anos;
- Entre 50 e 69 anos, a validade é de 5 anos;
- Acima de 70 anos, a CNH será válida por 3 anos.
Desde julho de 2018, ela já estava disponível em algumas regiões do Brasil e vem sendo utilizada.
Agora, através de um aplicativo instalado no smartphone, é fácil ter o documento de habilitação sempre consigo, evitando o risco de levar uma multa por falta do mesmo.
O que fazer para ter a nova CNH?
Se sua carteira de motorista possui o QR code necessário para a CNH digital, acesse o portal de serviços do DENATRAN, verifique se seu estado disponibiliza o documento e cadastre-se. Depois, vá até uma unidade do DETRAN para confirmar suas informações.
Em seguida, você receberá no e-mail um código.
Com o código em mãos, baixe o aplicativo, insira a senha do portal e o código fornecido para acessar seus dados.
Ao acessar o aplicativo pela primeira vez, crie uma senha de 4 dígitos, que será usada nos futuros acessos.
Se seu documento não tiver QR code e quiser a CNH digital, solicite uma segunda via da carteira de motorista impressa no DETRAN do seu estado.
Com o documento em mãos, siga as etapas mencionadas anteriormente.
Vale a pena ter a CNH digital?
Sim, vale a pena ter a CNH digital, uma vez que ela oferece diversas vantagens em relação à versão impressa. Algumas delas incluem:
- Conveniência: Com a CNH digital, você pode ter sua carteira de habilitação sempre à mão, no seu smartphone, eliminando a necessidade de carregar a versão física. Além disso, o aplicativo permite o acesso rápido às informações da CNH.
- Segurança: A CNH digital possui recursos de segurança adicionais, como o QR code e a assinatura digital, que dificultam fraudes e falsificações.
- Facilidade em casos de perda ou roubo: Caso perca a CNH física ou ela seja roubada, você ainda terá acesso à versão digital. Dessa forma, pode utilizá-la enquanto providencia a segunda via do documento impresso.