Como é que as empresas de cartões de crédito ganham dinheiro?

Publicidade

Antes de mais nada ao passar o seu cartão, está a dar a uma empresa de cartões de crédito um pouco de informação sobre si. Como é que as empresas de cartões de crédito ganham dinheiro?

As políticas de privacidade para cartões de crédito dizem-lhe que as suas informações podem ser vendidas a terceiros. Estas empresas ganham uma quantia de dinheiro decente cada vez que utiliza o seu cartão. Ganham ainda mais quando utiliza um adiantamento em dinheiro ou paga juros sobre as compras.

Taxas de juros

Antes de mais nada as empresas de cartões de crédito ganham dinheiro com as taxas dos titulares dos cartões, taxas dos comerciantes, e taxas de juros. Estas taxas não são, no entanto, os únicos fluxos de receitas que as empresas de cartões de crédito têm. Também cobram taxas de transferência de saldo e de adiantamento de dinheiro, bem como taxas anuais. A maioria dos emissores de cartões de crédito cobra uma taxa de transferência de saldo de 3%, o que equivale a $150 por uma transferência de saldo de $5.000.

Publicidade

Embora estas taxas sejam caras, são ainda um negócio muito lucrativo para os emissores de cartões de crédito. De facto, os juros e as taxas de atraso representam mais de 40% do rendimento total das empresas emissoras de cartões de crédito. Essas taxas são o que as mantém em actividade. Os emissores de cartões de crédito também ganham dinheiro oferecendo várias melhorias aos titulares dos seus cartões. As melhorias típicas incluem produtos de seguros, apólices de rendimentos de invalidez, e apólices de desemprego involuntário.

Antes de mais nada os adiantamentos em dinheiro são as transacções mais caras que os consumidores fazem com cartões de crédito. É cobrada uma taxa fixa ou baseada em percentagem para estas transacções, e a taxa de juros é frequentemente elevada. Os pagamentos de juros representam a maior parte das receitas dos cartões de crédito, de acordo com o Conselho de Protecção Financeira do Consumidor. Se estiver à procura de uma forma de reduzir o montante pago às empresas de cartões de crédito, este guia pode ajudá-lo.

Responsibilidade dos cartões de crédito

Antes de mais nada uma das melhores formas de evitar a cobrança de juros é pagar o seu saldo o mais cedo possível. Também pode efectuar os seus pagamentos mais do que uma vez por mês, através do estabelecimento de pagamentos automáticos. Desta forma, pode assegurar-se de que efectua os seus pagamentos a tempo. A longo prazo, poupará dinheiro em custos de juros e poderá pagar mais compras.

Publicidade

Apesar do que muitas pessoas pensam, as empresas de cartões de crédito ganham dinheiro com juros em contas que não foram pagas. É importante compreender como as empresas de cartões de crédito ganham dinheiro e utilizá-lo sabiamente. Além de utilizar o seu crédito sabiamente, também pode ganhar pontos de bónus utilizando os seus cartões de crédito de forma responsável.

Os cartões de crédito podem ajudá-lo a fazer compras e a ganhar prémios, mas também são caros se tiver um saldo que não pode pagar. Embora muitos consumidores não paguem o saldo do seu cartão de crédito na totalidade todos os meses, pagar na totalidade todos os meses é uma boa ideia. Evitar estes encargos dispendiosos ajudá-lo-á a manter-se fora do ciclo vicioso da dívida.

Taxas cobradas aos titulares dos cartões de crédito

Uma forma de as empresas de cartões de crédito ganharem dinheiro é através de taxas de intercâmbio, que são uma percentagem de cada compra feita com um cartão de crédito. Estas taxas não são limitadas, e variam de emissor para emissor. Estas taxas ajudam a cobrir os custos associados à manutenção de uma conta de cartão de crédito, incluindo a atenuação da fraude e a segurança.

Os emissores de cartões de crédito ganham dinheiro quando os titulares fazem compras com os seus cartões, mas também perdem dinheiro quando os titulares não utilizam os seus cartões.

Os cartões de crédito têm uma vasta gama de benefícios para os consumidores, incluindo a oportunidade de ganhar recompensas por compras, poder de compra extra, e protecção contra fraudes e compras não autorizadas.

Oferecem também benefícios como extractos mensais da conta que mostram cada compra, para que possa acompanhar os seus gastos. Muitas empresas e agências governamentais também oferecem cartões de crédito como forma de reduzir os custos e racionalizar as contas a receber.

Publicidade

As empresas de cartões de crédito ganham dinheiro através de vários fluxos de receitas, incluindo intercâmbio, aumento de receitas, e taxas dos titulares dos cartões. Enquanto o intercâmbio e outros fluxos de receitas são essenciais para os emissores de cartões de crédito, as taxas dos titulares de cartões de crédito constituem a outra metade. De acordo com Robert Hammer, CEO da empresa de consultoria de cartões bancários R.K. Hammer, as empresas de cartões de crédito podem ganhar até 23 mil milhões de dólares com as taxas dos titulares de cartões de crédito num ano.

Emissores

Muitos emissores de cartões de crédito cobram taxas anuais pelos seus programas de recompensas e cartões para pessoas com pouco crédito. Estas taxas anuais podem somar-se rapidamente se quiserem ganhar prémios de topo. Há também taxas diversas para adiantamentos de dinheiro, transacções em moeda estrangeira, e taxas de limite excessivo. As taxas variam de acordo com o emissor, mas normalmente variam entre dois a três por cento do montante total de cada compra feita no cartão.

Os emitentes de cartões de crédito também cobram taxas aos comerciantes quando utilizam os seus cartões para fazer compras. Este dinheiro ajuda os comerciantes a cobrir os custos associados à aceitação de cartões de crédito. Estas taxas podem somar um montante significativo e são transferidas para os consumidores sob a forma de sobretaxas.

Outra taxa que os emissores de cartões de crédito cobram são os juros. Esta é cobrada sobre o saldo do seu cartão de crédito. É calculada multiplicando o saldo pela taxa de juro diária e pelo número de dias de um ciclo de facturação. A taxa de juro de um cartão de crédito é normalmente entre quinze e trinta por cento, dependendo da sua solvabilidade. Pagar o seu saldo na totalidade em cada mês ajuda-o a evitar estes encargos dispendiosos.

Taxas de transacção pagas pelos comerciantes

Sempre que um consumidor utiliza um cartão de crédito numa loja, a empresa de cartões de crédito paga uma taxa chamada de intercâmbio. Estas taxas são uma percentagem do montante total da compra.

Variam dependendo do tipo de cartão utilizado, do montante da transacção, e da indústria. Também cobrem os custos de manutenção da conta, atenuação da fraude e segurança da conta. A taxa de intercâmbio torna as contas de cartão de crédito rentáveis para a entidade emissora, porque faz dinheiro sempre que o consumidor utiliza um cartão para comprar algo. No entanto, as taxas não são a única forma de as empresas de cartões de crédito ganharem dinheiro.

Para que uma transacção com cartão de crédito funcione, estão envolvidas muitas partes diferentes. Os emissores de cartões de crédito, o processador de pagamento e o banco emissor recebem uma pequena percentagem do total. O montante cobrado por cada parte varia. Algumas empresas cobram uma taxa por cada transacção, enquanto outras cobram apenas no caso de um chargeback. Isto significa que os consumidores devem estar cientes de que todas as taxas que se aplicam à utilização do seu cartão e fazem compras pela melhor taxa.

Rede e Cartões de crédito ganham dinheiro?

As principais redes de cartões de crédito, que incluem American Express, Discover, e Visa, cobram comissões de troca aos comerciantes sempre que um cartão é utilizado numa loja.

O processador passará então esta taxa para o comerciante. As taxas são calculadas numa base mensal e dependem de uma variedade de factores, incluindo o montante de vendas por cartão de crédito que um comerciante recebe num mês.

As empresas de cartões de crédito também cobram aos comerciantes uma taxa de avaliação. Esta taxa cobre os custos de manutenção das redes de pagamento. Normalmente, esta taxa situa-se entre 0,13% e 0,15% do montante total da transacção. O montante desta taxa depende do tipo de cartão utilizado, do volume de transacções, e da rede que o processador de pagamento utiliza.

Os comerciantes pagam estas taxas porque ganham dinheiro através do processamento de transacções com cartão de crédito. Este dinheiro é referido como taxas de intercâmbio e é muitas vezes calculado como uma percentagem da compra. Alguns comerciantes podem cobrar uma sobretaxa às transacções com cartão de crédito a fim de recuperar esta taxa. Mas esta prática é ilegal na Florida e tem sido considerada inconstitucional pelos tribunais federais.

Taxas de adiantamento de dinheiro e Cartões de crédito ganham dinheiro?

A princípio os adiantamentos em dinheiro são uma forma fácil de obter acesso rápido aos fundos, mas são também uma forma dispendiosa de utilizar o crédito. Só se deve utilizar adiantamentos em numerário se for absolutamente necessário. Certifique-se de que tem a linha de crédito necessária para cobrir o montante, e tente pagá-los o mais rápido possível. Deve também prestar atenção aos termos e taxas dos adiantamentos em dinheiro, e averiguar se os pode ou não pagar.

A princípio uma forma de evitar as taxas de adiantamentos em dinheiro é evitá-las por completo. Para o fazer, tente não utilizar o seu cartão de crédito para fazer quaisquer compras que sejam consideradas adiantamentos em dinheiro. Contudo, isto é difícil de fazer, pois os emissores de cartões podem codificar uma compra específica como um adiantamento em dinheiro enquanto outra não o faz. Em alguns casos, poderá não ter de pagar a taxa de adiantamento em dinheiro se fizer certas compras, tais como compras feitas com transferências de dinheiro de pessoa para pessoa como Venmo.

Adiantamento de dinheiro e Cartões de crédito ganham dinheiro?

Alguns emissores de cartões de crédito classificam determinadas transacções como adiantamentos em dinheiro, tais como transacções de levantamento de dinheiro de uma caixa automática. Para evitar ser cobrada uma taxa de adiantamento de dinheiro, deve verificar minuciosamente o seu contrato de cartão de crédito. Se o emissor não indicar explicitamente as regras para os adiantamentos de dinheiro, pode tentar perguntar ao emissor sobre as condições específicas.

Antes de mais nada os adiantamentos em dinheiro podem ser uma excelente opção quando necessita de dinheiro imediato, mas também podem ser uma má ideia se não tiver dinheiro suficiente. Algumas destas compras, como bilhetes de lotaria, podem ser consideradas como adiantamentos em dinheiro. E se não conseguir pagá-los, podem aumentar a sua taxa de utilização do crédito, o que diminui a sua pontuação.

Antes de mais nada os adiantamentos em dinheiro são uma das taxas de cartão de crédito mais caras, mas muitos titulares de cartões não se apercebem de quanto pagam. De facto, podem acrescentar até $10 a $50 à conta do seu cartão de crédito. Enquanto alguns cartões oferecem um período de carência de 20 dias, as taxas para adiantamentos em dinheiro são avaliadas imediatamente.

Publicidade

Relacionados