A armadilha do cartão de crédito: Como evitar ser enterrado em dívidas

Publicidade

A armadilha do cartão de crédito: Como evitar ser enterrado em dívidas. Como evitar ser enterrado em dívidas. É difícil encontrar alguém que não tenha pelo menos um cartão de crédito, quer seja com Visa, MasterCard, ou American Express.

Como evitar ficar em dívida!

No entanto, os cartões de crédito também podem ser perigosos se não tiver cuidado com a forma como os utiliza.

Afaste-se de mais do que os limites do seu cartão de crédito para se proteger contra dívidas e perder o seu depósito depois de alugar uma casa ou um carro.

Publicidade

Saiba quanto pode pagar e Como evitar ser enterrado em dívidas

Descobrir quanto crédito se pode dar é tudo uma questão de olhar para os seus níveis de endividamento e os seus rendimentos. O montante ideal de crédito que deve estar na sua posse é cerca de 10% do seu rendimento anual. Se ganhar $50.000 por ano, por exemplo, isso traduz-se em cerca de $5.000. Assim que descobrir o que é melhor para si e só se candidatar a esse montante, isso irá ajudá-lo a não exagerar com a acumulação de dívidas.

Também precisa de ter a certeza de saber exactamente qual a taxa de juro que o seu cartão transporta – porque alguns cartões oferecem taxas introdutórias baixas mas depois saltam ao fim de alguns meses. É por isso que quer terminar de pagar a sua conta todos os meses.

Escolha um cartão de taxa de juro baixa

Se está apenas a começar e precisa de um cartão de crédito, escolha um com uma taxa de juro baixa. Poderá então manter os seus gastos sob controlo e pagar o seu saldo todos os meses antes de a sua taxa de juro subir.

Publicidade

Se não tiver outra escolha senão transportar um saldo de mês a mês, certifique-se de que não é mais de 30% do seu orçamento total para um dado mês; assim, se falhar um ou dois pagamentos, a sua dívida continuará a ser gerível.

Únicos cartões que vale a pena

Os únicos cartões que vale a pena obter são cartões de baixo valor para pessoas com bom crédito – mesmo assim, pense duas vezes em adicionar outra conta mensal (e taxa) para além de tudo o resto.

Pagar uma taxa anual pode valer a pena se viajar frequentemente e quiser recompensas, mas caso contrário, mantenha-se com um cartão básico de baixo juro.

De facto, escolher uma taxa ultra-baixa é quase sempre melhor do que escolher recompensas porque o dinheiro de volta oferece normalmente um limite de 1% de volta por dólar gasto (ou menos).

Além disso, há pouco incentivo para utilizar os seus pontos de recompensa, uma vez que normalmente expiram após 18 meses de qualquer forma.

Portanto, procure antes um cartão básico sem uma taxa anual. Fique atento a ofertas que dispensem também essas taxas; muitos retalhistas oferecem-nas como incentivos para se inscreverem nos seus cartões de crédito de loja.

Publicidade

Sempre pague as contas antes do vencimento A armadilha do cartão de crédito: Como evitar ser enterrado em dívidas

O maior risco de pontuação de crédito é, na realidade, não ter demasiada dívida ou não ter nenhuma; falta um pagamento por qualquer razão. Pagar as suas contas a tempo todos os meses é uma das coisas mais importantes, se não, que pode fazer pela sua pontuação de crédito.

Certifique-se sempre de que tem dinheiro suficiente na sua conta para cobrir os seus pagamentos antes do vencimento.E

preste atenção quando os pagamentos automáticos são configurados para que não perca acidentalmente uma conta.

(Se não tiver dinheiro suficiente, veja se pode, pelo menos, adiar essa despesa até ao próximo mês).

Se pensa que pode haver até uma ligeira hipótese de não conseguir fazer um pagamento até à data de vencimento, contacte o seu credor o mais rapidamente possível para saber qual a melhor forma de proceder.

Inadimplência

As inadimplências prejudicam mais do que apenas a sua carteira – também afectam a sua pontuação de crédito e afectam tudo, desde o tipo de empréstimos a que se qualifica até ao montante das taxas de juro que lhe irá custar quando os solicitar agora.

Além disso, mesmo que o pagamento tardio não tenha um impacto imediato na sua pontuação, ainda assim pode ser reportado como atrasado – e, por conseguinte, afectar negativamente – se deixar por pagar tempo suficiente.

Estabeleça um processo de pagamento automático A armadilha do cartão de crédito: Como evitar ser enterrado em dívidas

Quando se estabelece um cartão de crédito, é importante analisar os pagamentos automáticos. Pretende-se um cartão de crédito que funcione para estabelecer pagamentos automáticos para evitar atrasos ou esquecimento.

Se ainda não tiver um, aqui estão algumas opções: Se tiver vários cartões de crédito, comece com o mais antigo e/ou o mais estabelecido. Dessa forma, se algo correr mal, não acabará com um monte de cobranças indesejadas em contas aleatórias.

Deve também tentar uma conta que não exija uma taxa anual (ou qualquer outra taxa), uma vez que essas taxas podem realmente somar-se se estiverem ligadas a inúmeros cartões.

A sua pontuação de crédito é calculada analisando muitos factores diferentes sobre o seu historial financeiro, incluindo a quantidade de dívida que transporta em comparação com a quantidade de dinheiro que ganha.

Uma boa regra geral é que carregar mais de 30% dos seus limites de crédito disponíveis pode estar a prejudicar a sua pontuação.

Assim, se tiver $10.000 em crédito disponível e dever $3.000 – isto é 30% de utilização – pode não estar a fazer nenhum favor a si próprio ao adicionar outro cartão com o seu próprio limite. A sua melhor aposta é manter os saldos totais sob controlo antes de adicionar outra linha de crédito. E, como sempre, pagar os saldos existentes também ajudará a melhorar a sua pontuação ao longo do tempo!

Proteja-se contra a fraude e roubo de identidade A armadilha do cartão de crédito: Como evitar ser enterrado em dívidas

Uma das suas melhores linhas de defesa contra a fraude e roubo de identidade é manter-se vigilante sobre as suas contas.

Monitorize os extractos do seu cartão de crédito para detectar cobranças fraudulentas, leia toda a correspondência que recebe das empresas de cartões de crédito, verifique regularmente a actividade da conta e altere frequentemente as suas palavras-passe.

Se notar qualquer actividade fraudulenta numa conta, informe imediatamente a entidade emissora do seu cartão.

Feche os cartões de crédito e outras contas afectadas se for vítima de roubo de identidade ou fraude o mais rapidamente possível e apresente um relatório policial. Pode fazê-lo contactando directamente cada agência ou ligando para 888-327-4236.

Comunique imediatamente as cobranças se algo correr mal

Por exemplo, se contactar a entidade emissora do seu cartão de crédito e lhes disser que fez uma compra com o seu cartão de crédito mas ainda não a recebeu, eles poderão ajudá-lo a localizar onde se encontra a sua encomenda ou mesmo fornecer incentivos adicionais para utilizar o serviço deles.

Não espere até que após um longo período de tempo passe antes de lhes dar conhecimento de um problema. Da mesma forma, pagar as contas a tempo é importante porque os pagamentos atempados contam para a obtenção de melhores notas de crédito.

Se pagar o seu saldo na totalidade em cada mês, então não há razão para se preocupar com as taxas de juro – pode apenas certificar-se de que não gasta mais do que pode pagar. Mas se tiver um saldo de mês para mês, então as taxas de juro são importantes.

Desde que pague a sua conta a tempo todos os meses (ou pelo menos pague mais do que o mínimo).

Então não há necessidade de se preocupar demasiado com as taxas de juros – de qualquer forma, deve obter uma espécie de taxa introdutória ao abrir qualquer nova conta.

Publicidade

Relacionados