Calculadora do Cidadão: o que é e como funciona?

Calculadora do Cidadão é um recurso gratuito que oferece uma variedade de funcionalidades para aqueles que buscam analisar, por exemplo, o rendimento de um investimento financeiro específico ou o número de prestações de uma dívida específica.

Através desta calculadora, é possível compreender melhor como os juros são aplicados ao pagar uma dívida com o cartão de crédito.

Contudo, os resultados obtidos devem ser vistos apenas como uma referência para situações reais e não como valores oficiais.

Além disso, o recurso auxilia na previsão da atualização de valores depositados nas Cadernetas de Poupança, considerando a variação de certos índices econômicos.

O que é a Calculadora do Cidadão?

Calculadora do Cidadão
Calculadora do Cidadão Fonte: Canva Pro

Em suma, é um aplicativo que possibilita a realização de simulações de transações financeiras cotidianas com base nos dados fornecidos pelo usuário.

A ferramenta pode ser acessada através do site e também está disponível para baixar gratuitamente no Google Play ou na App Store.

De fato, o programa auxilia na simulação de empréstimos, estima o retorno de investimentos e até mesmo ajusta valores com base na inflação, poupança, entre outros.

Vale ressaltar que a interface do aplicativo é bastante amigável, tornando sua utilização simples e acessível, mesmo para aqueles que não possuem conhecimento prévio em termos financeiros ou cálculos matemáticos.

Como funciona a calculadora do cidadão?

Em síntese, a calculadora do Banco Central é amplamente utilizada para realizar cálculos relacionados a juros compostos, auxiliando assim na compreensão de decisões e planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo.

Dentre as funcionalidades mais relevantes do instrumento, destacam-se:

  • Simulação de empréstimos com prestações constantes;
  • Rendimentos da caderneta de poupança;
  • Ajustes monetário;
  • Investimentos com ou sem aportes mensais.

Cálculos que podem ser feitos online

De fato, a Calculadora do Cidadão permite realizar operações facilmente, bastando inserir o valor e o índice das taxas. Em seguida, o sistema automaticamente fornecerá os resultados estimados.

Aqui estão alguns cálculos frequentemente realizados online:

  • Índices de preço: Usados para medir inflação, ajudam a atualizar valores conforme a inflação em um período. 
  • TR: A Taxa Referencial é um índice usado para definir a rentabilidade de alguns investimentos.
  • Poupança: A Calculadora considera a data de aniversário do usuário ao calcular o rendimento, que acontece a cada 30 dias. Se tirar o dinheiro fora desse prazo, não recebe os juros.
  • Selic: Taxa básica de juros, estabelecida pelo COPOM, é referência para investimentos de Renda Fixa, como o Tesouro Selic.
  • CDI: Base para lucros de investimentos de Renda Fixa com taxa de CDI, como CDBs pós-fixados. A Calculadora ajusta os valores conforme necessário.

Variações na simulação da Calculadora do Cidadão

Vale ressaltar que a Calculadora do Cidadão serve apenas como referência. Ao simular um empréstimo usando essa ferramenta do Banco Central, o valor pode ser diferente do que consta no contrato.

Isso acontece porque a Calculadora não possui parâmetros exatos para calcular as parcelas de contratos bancários, como empréstimos consignados e pessoais, e ignora as especificidades de cada caso.

Um exemplo desses parâmetros é o prazo de carência, que a calculadora não leva em conta, gerando diferenças nos resultados.