Carteira de Trabalho Digital: tudo o que você precisa saber!

Publicidade

Você deseja saber mais sobre a Carteira de Trabalho Digital? Então chegou ao local certo!

De fato, o documento indispensável para quem deseja exercer atividades laborais em diversos setores, como indústria, comércio, agropecuária e serviços domésticos, é a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Essa carteira é emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e representa o principal instrumento de registro do histórico profissional do indivíduo.

A versão eletrônica da Carteira de Trabalho, acessível através de um aplicativo desenvolvido pelo MTE, possui as mesmas características da versão física. Em suma, a principal vantagem dessa modalidade digital é a facilidade de visualizar atualizações de informações, como alterações salariais, contratações, demissões, períodos de férias e outros registros relevantes.

Publicidade

Outro benefício da Carteira de Trabalho Digital é a agilidade ao compartilhar informações profissionais com instituições como a Caixa Econômica Federal, o INSS ou até mesmo um advogado. De fato, essa versão eletrônica mantém um registro detalhado de todos os contratos de trabalho firmados ao longo da trajetória profissional do indivíduo.

Para saber mais sobre o assunto, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

Quem pode fazer a Carteira de Trabalho Digital?

Carteira de Trabalho Digital
Carteira de Trabalho Digital Fonte: Canva Pro

A possibilidade de obter a Carteira de Trabalho Digital abrange as seguintes categorias de pessoas:

Publicidade
  • Indivíduos com idade igual ou superior a 14 anos;
  • Cidadãos brasileiros por nascimento;
  • Cidadãos brasileiros por naturalização; e
  • Estrangeiros, que podem solicitar a Carteira de Trabalho específica para sua situação.

Documentos para tirar Carteira de Trabalho Digital

Aqui estão os itens necessários para obter a Carteira de Trabalho Digital:

  • Duas imagens 3×4 atuais
  • Documento de identificação pessoal
  • Cadastro de Pessoa Física
  • Comprovação de endereço (podendo ser fatura de energia elétrica, água ou comunicação telefônica)
  • Demonstrativo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (caso exista vínculo empregatício atual registrado no documento)

Passo a passo para baixar o aplicativo

Aqueles que possuem um smartphone Android podem clicar neste link para baixar gratuitamente o aplicativo, com tamanho de 12 MB. Ao iniciar o app, três opções serão apresentadas: requerer CPTS, acessar e dúvidas comuns.

No primeiro uso, selecione “acessar” e insira suas informações cadastrais da plataforma Cidadão.br, vinculada ao DATAPREV e utilizada para marcações no INSS.

Para usuários de dispositivos iOS, é possível obter a versão da CTPS Digital aqui. O aplicativo tem aproximadamente 22 MB de tamanho.

Como se cadastrar no portal Cidadão.br

Caso o profissional deseje criar uma conta e utilizar a versão eletrônica da Carteira de Trabalho, basta seguir os passos abaixo:

  • Visite a plataforma Cidadão.br clicando neste link;
  • Em seguida, preencha os campos com as informações solicitadas, como data de nascimento, número de telefone, nome completo, CPF, entre outros;
  • Ao clicar em “próximo”, você deverá criar uma senha para sua conta. Essas credenciais de acesso serão utilizadas posteriormente no aplicativo da CTPS Digital.

Dessa forma, o trabalhador terá um perfil na plataforma, permitindo o uso da Carteira de Trabalho Digitalde maneira prática e rápida.

Publicidade
Publicidade

Relacionados